segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Um Pouco de Poesia e a Razão da Simplicidade

Caminhamos na beira do lago
e eu sinto o perfume dos teus cabeços
sinto a textura do teu pescoço
e você diz que estou caindo.

A tarde é quente, mas já morre
pássaros não cantam, correm para seus ninhos
seus olhos refletem o brilho intenso da água
você não percebe, mas estou te sorrindo!

Ser o cara honesto, o jovem sério
não te faria bem se buscasse a liberdade
até entendo que o mundo te é grande
mas não compreendo porque você está saindo...

Quando nos despedimos, você parecia incerta
com o mundo nas costas, pedindo proteção
ainda sinto perto do lago, o cheiro do teu cabelo
ainda espero resposta à minha ligação!


Não estou muito inspirado, nem tenho escrito com a mesma eficiência de antes... isso agora nem é um poema, é só um rascunho! Mas ta valendo, no lugar de um imenso vazio...
A razão da simplicidade eu explico agora.
Essa complexidade que toda criança carrega desde que nasce, pra onde vai?

Eu associo a explicação do desaparecimento da complexidade humana na infância à idéia básica que faz uma pessoa ter um desenvolvimento notável nos desenhos, ou demais talentos.
Funciona assim: em um dos hemisférios de nosso cérebro, temos um banco de imagens, onde tudo que vemos fica armazenado. digamos que serve pra você distinguir o que você vê ao longo da sua vida. Saber que o vaso é um vaso. A criança trabalha de forma diferente! Ela não faz uso direto do banco de dados, ela se utiliza de uma "visão metafórica". Os desenhos da criança, de seu papai e sua mamãe, são representações simbólicas de como a criança os enxerga.

Exemplo: a criança admira mais a mãe que o pai, logo, num desenho, é possível que ela faça sua mãe mais alta e colorida que o pai, esse destaque na figura admirada não é fruto do banco de dados de um dos hemisférios do cérebro, mas pertence ao hemisfério oposto, responsável pela criação.

Devido ao desenvolvimento disciplinar que é exigido a todos (escola), a criança é, de certa forma, obrigada a bloquear essa interpretação criativa em seus desenhos, ela tem que começar a observar a realidade, e se limitar, adaptar, a ela! a alfabetização da criança fará com que ela trabalhe o banco de dados, ao invés da parte cerebral criativa. Isso explica por que muitos adultos desenham como crianças. No seu banco de dados está a representação humana que tinham quando crianças, e que foi bloqueadad durante o périodo de alfabetização.

O indivíduo é sugado para o senso comum, ele é simplificado. tudo deve ser simplificado, por bem ou por mal. Não é algo necessariamente ruim, mas parece que nos tornamos o refrigerante no freezer do mercado: temos uma capa plástica, um conteúdo heio de fórmulas aplicadas rigorosamente, divididas igualmente, por alguém que tem a alcunha de "especialista"!

É isso!

Nenhum comentário: