sexta-feira, 4 de junho de 2010

If You Are All Alone Like Me Today, Go See a Movie, Motherfucker!

n° 1 - to sem saco para escrever poesia, texto em prosa e desabafos.

n° 2 - vi muito filme esses dias e quero expor algo sobre isso, porque gosto muito de cinema.

n° 3 - não tem nada de número 3.

vamos lá então... ando assistindo um bocado de filmes, uns do meio pro fim, outros começados e não terminados, e outros assistidos em capetinga pelo notebook. De qualquer maneira, quero tecer alguns comentários a respeito de alguns desses filmes, porque estou com saudades de alguém e não há meios fortuitos de eu ve-la nesse momento gélido nas serras capetinguenses.

Vamos começar pelos grandes: King Kong, do Peter Jackson.

Todo mundo sempre pensa no coitado do macaco quando vai ver o filme, mas esquece que esse remake tem uma visão muito diferente da do clássico, porque se direciona nas emoções transmitidas pelo macaco.
É uma história de amor linda, e quase recíproca, e é o velho caso daquele amor impossível que nos consome até o fim. No caso, pro king kong, foi literal, a bagaça...

As atuações são excelentes, e eu pessoalmente gosto muito da atuação e das falas do Jack Black. O cara tem diversas frases de efeito, tipo aquela do "e a fera encarou a face da beleza, e daquele momento em diante, ela sabia que estava fadada à morte". Tá, a frase não é exatamente essa, mas to com preguiça de pesquisar, e não perdi o tom da frase por te-la alterado. Outra coisa muito interessante no filme é o respeito com a obra clássica, e com o gênero de terror da década de 30. É um filme que não busca, na parte principal da trama, uma inovação, dando um ar nostáugico pra obra. Compensando isso, a parte "experimental" do filme explora bem o tipo de ação que Jackson gosta de fazer. Pessoalmente, a sequência em que o king kong enfrenta 3 t-rex ao mesmo tempo, com a Naomi Watts numa das mãos é uma das sequências de luta mais bem trabalhadas do cinema, em termos de "bonecos 3D".

Deixando o macacão de lado, vamos para lançamentos... Você viu Mad Max? Water World - O Segredo das Águas? Hokuto no Ken???(das antigas). Se você gosta de cinema de futuro pós apocalíptico, vai curtir O Livro de Eli, que não segue a tendência merda de filmes como Resident Evil 3 (blergh), optando por um futuro pessimista, prateado e com um protagonista fodão numa jornada espiritual. O Denzel Washington até que malhou muito depois do O Sequestro do Metro 123, e faz uma pose foda como um andarilho que é o guardião do livro mais importante da história humana, pelo menos para os católicos... isso, a Biblia. O filme tem cenas de ação bem limpas, dando pra ver muito a movimentação do cara, fatiando bandidos. O final foi muito bom, mas não sei até que ponto essa dualidade (ceticismo pós apocaliptico vs espiritualidade) combinou no filme, no fim, as coisas ficaram meio estranhas... mesmo o filme tendo um bom final.

Agora, para os caras solitários, um grande filme cult: Donnie Darko.
Cara, é um dos filmes que deixei passar na infância, e que me deixaram curioso por um grande período de tempo. No fim da década de 80, um garoto sonâmbulo começa a ser visitado por um cara vestido de coelho, com uma máscara maligna, e que o avisa que o mundo vai acabar.
Filme muito noiado, com tomadas interessantes e um desfecho muito interessante, com direito à música Mad World, na versão do Gary Jules (melhor que a original, do Duran Duran), fechando uma espécie de ciclo paranóico na vida do protagonista, que é o Jake Gylenhaal, se é que se escreve assim... sabe aquele que fez Brokeback Mountain, ou Soldado Anônimo? Não sabe? É o que vai fazer Príncipe da Pérsia...

Cansei de falar de filme... assistam esses aí!

Um comentário:

E s t e r _ disse...

Zé =D
só queria dizer q tbm penso o mesmo sobre o King Kong.. é uma linda história de amor..
... Sobre os outros dois filmes, eu não posso opinar pois não assisti =) mas pretendo faze-lo logo! =D

sem mais..

(é nóis q é vesgo Luan Santana!)