sexta-feira, 29 de maio de 2009

Breve Desabafo

Hoje estou com raiva!
E antes que a raiva me deixe em paz, eu quero protestar.
Pois bem:
Eu faço Design, cuja ocupação em vida é criar, a serviço de alguma empresa, um cliente específico, etc.
Durante o curso, o aluno tem a obrigação de aprender as normas específicas e as regras que qualquer designer deve seguir.
Atualmente, estou elaborando o manual de identidade visual de uma empresa fictícia, designada por minha professora.
Mas minha professora, e não só ela como boa parte dos orientadores desse curso em especial, tem um problema.
ELES NÃO SÃO PROFESSORES!

É isso! Não são, e não adianta negar!
Orientação? Ok, vamos falar da orientação que eles dão a seus alunos:
Sua idéia NUNCA é interessante o suficiente até que fique exatamente da forma que eles querem. Ele não SABEM FALAR NOMES DE REFERÊNCIA direito. E, obviamente, não pensam em alternativas B diante de feriados em suas aulas, que, devo acrescentar, costumam ser mal organizadas.

Cito um exemplo. Hoje passei o dia trabalhando na porcaria do manual, que nunca havia feito antes, mas que tenho que entregar como sendo melhor que o da VARIG, (que não faliu por causa de seu manual). Quando terminei, eu me aprontei e fui pra aula.
Lá, a professora passou no mínimo quarenta minutos falando só com UM aluno. Mais quarenta com outro. Quando faltavam apenas eu e mais um colega, que é de outra cidade, ela foi puxando o meu material, e eu, solidário (burro) que sou, comentei que era melhor ver o dele que o ônibus dela sairia em breve.
Ela disse que também iria pegar o ônibus, e simplismente pegou o meu trabalho de um dia, o dele, e OLHOU OS DOIS AO MESMO TEMPO EM TRÊS MINUTOS! TRÊS MINUTINHOS FILHOS DA PUTA!!!
Ainda comentei com ela que levaria o trabalho na quinta pra ver com mais calma. E ela disse pra eu levar mesmo! LEVAR ESSE CORRIJIDO!

Eu gastei 5 reais hoje com impressão. Se eu fizesse a vontade dela, de levar sempre tudo, teria gastado pelo menos 20 até o momento. E afinal, pra que levar tudo se ela vai ver em dois, três minutos e mandar eu mudar tudo de novo?

Há duas aulas que levo modelos de cartões que ela nem olhou porque "a fonte não é a que vou trabalhar"

Ontem, eu andei meio deprimido por causa dessa faculdade, chateado porque não via resultado naquilo que estava fazendo, não tenho tesão nenhum em elaborar uma idéia que eles chamam de ruim e mandam eu modificar ao seu gosto. Nem tenho referência nenhuma de que eles são tãããão bons no que fazem. Nos dão prazos curtos e incertos... será que eles olham algum calendário pra estudar se dá tempo de fazer os trabalhos??

E cansei também do professor chorão, que foi injusto ao me criticar, dizendo que passei três semanas de aula sem evoluir na minha idéia de ilustração com tema super-original facim dele.
Tem isso ainda! Quando chamam sua ateñção, acho que o mínimo é você, que ouviu a ladainha, parar e pensar no que condiz ou não, e olha só:

1° aula, ele propôs o projeto, e eu fiz meros rascunhos, que ele pediu pra trabalhar melhor. ele me deu uma idéia.

2° aula, eu faltei.

3° aula, eu levo fumo, ele me acusa de não trabalhar a idéia, sendo que mostrei a ele a minha idéia aperfeiçoada da ultima aula que tinha assistido, e mostrei a ele a idéia que ele me deu, aplicada. Não evoluí? Talvez eu deva conversar com os macacos, pra entender a evolução, ou será que converso com Deus, e pergunto como ele fez pra evoluir os seres humanos.

Hoje, ao propor um novo trabalho, eu lá firme, fui mostrar minha idéia, e ele veio com o mesmo discurso, e RECLAMOU PRA MIM DE UM DETALHE, COMO SE DESDE O COMEÇO ESTIVESSE ME FALANDO DAQUILO E EU NUNCA OUVI!
Ele reclamou que criei cenário pra ilustração. Deu a entender que está me falando a mesma coisa faz tempo, mas nunca falou nada sobre ilustração.
Não sou burro, ele não comentou nada disso. E vem choramingar. FALA IGUAL HOMEM PORRA! SE ESTÁ ERRADO, FALA LOGO E ME OOOOOOOOOOOOOORIENTE SOBRE COMO FAZER DIREITO!!!!

É uma discrepância. Só consigo pensar nisso. Os professores de matéria mais teórica, coitados, tem paciência até com o aluno mais mala. Esses, que crêem ter estabelecido amizade com os alunos, fazem só MERDA!

Coloquei na cabeça. Vou entregar os trabalhos de ilustração sem consultar o professor, senão ele vai acabar chorando no meu ombro, ao invés de me ajudar. E na próxima aula, vou levar duas folhas do maldito manual, vou passar a aula inteira conversando com a professora e vou perguntar até dos pingos dos "i's", porque meu trabalho vai ficar pronto semana que vem! Bom ou mal, vai ficar pronto!

Desabafei, o resto agora é guerra!

Nenhum comentário: