sábado, 4 de outubro de 2008

Enquanto isso, nos confins do universo...

O padre, durante o momento do sermão na missa, discursou, profético, a respeito da busca do cristão pelo conhecimento, sua curiosidade, e o significado de algumas coisa que, para mim... não tem muita importância!

A figura do padre é a figura do pai, aquele que guarda a todos, o representante divino, que une o povo em seus cultos dominicais, onde faz crer que, para alcançar a salvação, você deve submeter-se a Deus, suas punições e seus agrados. Ok, você tem a infinita sabedoria do padre no altar, e acima dele, o filho de Deus. Um é porta-voz do outro.

Jesus Cristo (isso não ouço na missa), era, acima de tudo, um visionário. Sim, como tantos outros, ele foi o visionário de sua época. Mas conseguiu mais que isso! Havia algo místico nessa figura que pintamos com olhos verdes, e cabelos compridos, um rosto belo. A encarnaço do belo?

Deixando futilidades de lado e voltando ao assunto: O padre desaconselha o cristão a procurar por respostas.

Por quê?

Talvez ele não saiba mais que os fiéis mais ignorantes e, por assim dizer, xiitas. Ou talvez ele guarde o segredo da origem do universo. Talvez eu esteja o suérestimando, ou subestimando, mas enfim... por que não buscar o segredo da vida? Por que privar as pessoas?

Aliás, por que não posso cometer pecados, se a natureza nos fez pecadores? queremos virar santos?

O padre encerra o sermão com voz de veludo, agraciando os fiéis enquanto lhes afasta a razão, a busca por conhecimento.

Não acho que ele se expressou mal. Muitos ainda acreditam que o humano veio do Adão e da Eva (sorriso sarcástico na minha cara). Mas me pareceu que o padre temia que descobrissemos a verdade por trás da bíblia

Me desculpe, senhor padre, mas você me fez buscar documentários e livros a respeito do segredo do universo, você instigou a minha curiosidade.

Claro, sou apenas um, mas como ficaria seu discurso influenciador se todos pensassem como eu?

Que mancada seria, hein!

3 comentários:

Dony Lara disse...

A igreja de certa forma manipula as pessoas que querem ser manipuladas... nem tudo o q ela fala eh pra ser seguido... creio ainda em um poder supremo que talvez nao veja a gente.. mas ja esteve aki.

E s t e r _ disse...

Deus é uma criação humana criada para explicar o inexplicavel: a criação do universo ou de onde viemos, pra onde vamos, quem somos, enfim..
No meu ponto de vista, a religião manipula as pessoas.
Uma pessoa q procura a igreja (como um todo) é pq está fragilizada, precisando de alguma ajuda.. daí a figura do padre (akele q protege a todos). Ou seja, essa pessoa precisa ir buscar algo maior, pq ela não acredita nela mesma.
A força do ser humano está nele mesmo, só q ele não acredita nisso..

Enfim..
cansei!! :)

Anônimo disse...

Religião fé, sim!!!!! aceito

Igreja, não!!!!!

acha que a religião criada só pra nos nos apoiarmos em alguém e ter um motivo para vivermos, isso até que descobrem o motivo ou a razão da nossa existência!!!!!!!!